quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Sobre pêndulos e santos.






MCeQIL: você não se pergunta, às vezes, onde está, para onde vai, “cocotofazenoaqui”?

O mundo tá muito maluco.

E eu, que to ficando velho (observação: o único consolo é que não fico velho sozinho! Todo mundo fica velho junto!) cada vez mais, entendo menos.

Minha vida escolar foi vivida durante a ditadura. Falar de política era praticamente proibido.
Eu via, ouvia e calava.
Mas, surgiu daí uma “geração” que foi taxada de “alienada”. Alienada o caramba!!! Era melhor ouvir música a levar borrachada!!!

Enfim, passada essa fase, com a tal da “redemocratização”, a política voltou a todo vapor, a ponto de, hoje, TUDO é política.

Cara, enche o saco!!!

Adaptando uma parábola que ouvi de alguém: imaginemos um pêndulo.
De um lado, no ápice do movimento, temos a “despolitização total”. No outro lado, temos a “politização total”.
Você solta o pêndulo e este fica, entre os dois lados, indo e voltando.
Mas, a cada balançada, o pendulo vai menos alto, menos se aproxima da “despolitização total” e da “politização total”.
E, inexoravelmente, obedecendo a tal da Lei da Gravidade, ele vai acabar parando, em um ponto equidistante da “despolitização total” e da “politização total”.
Atingiremos, se tudo correr bem, ainda dentro do meu período vital, o equilíbrio, quando a política voltará a ser tão somente mais um aspecto da vida e não, como está hoje (em um dos ápices do movimento pendular) o aspecto da vida que dirige todos os outros.

Deu pra entender ou usei muitas palavras?

Estou falando tudo isso porque ouvi um papo por demais esquisito.

Fui ontem, sozinho, jantar em uma dessas lanchonetes modernosas, de franquias, metidas a descolada-chique. Cara.

Como estava sozinho, acabei sentando em um lugar que eles chamam de “mesão”: uma mesa mais alta que as demais, sendo isso a única diferença das demais mesas.

Enfim.

Do meu lado, um casalzinho. Sou péssimo para “adivinhar” a idade de pessoas, mas chuto que tinham eles algo entre 20 e 25 anos. Como estavam sentados de frente um para o outro, imagino que não fossem um “casal”. Mas, para  entendimento da minha história, não interessa se havia ou não um relacionamento amoroso entre eles
.
Fiquei concentrado em alguma bobagem no meu celular, até ouvir a seguinte frase, proferida pela mocinha, em volume acima do normal, como que querendo iniciar uma discussão: “... porque você tem que entender que os santos ‘bonzinhos’ são todos de direita. Veja Exu, por exemplo, ele é de esquerda!”.

(Coloquei aspas em “bonzinhos”, porque ela ilustrou seu ponto de vista, colocando aspas com os dedos no “bonzinhos”.)

Não entendo nada de religião. Menos ainda das chamadas “religiões de matriz africana”.
Mas, pelo pouquíssimo que sei, parece-me que Exu seria o nosso Diabo, nas religiões judaico-cristãs. Ou algo assim.

(Desde já peço desculpas se estiver falando bobagem!)

De qualquer forma, fiquei pensando em santos “de esquerda” e santos “de direita”.
Tem algum sentido isso?
Realmente temos que levar a política partidária para a RELIGIÃO?

Mais: temos que tentar “partidarizar” os SANTOS que, em sua maioria, viveram e morreram há séculos?

(No caso do exemplo, nem sei se os santos do Candomblé – ou outra religião de “matriz africana” – tiveram uma existência “terrena”.)

Pergunto de novo: pra onde estamos indo?

Sou agnóstico, mas, pelo pouco que sei dos santos católicos, acho que são todos “de esquerda”: todos (ou quase todos...) largaram sua vida de riquezas para ajudar os pobres e, por isso, viraram santos.

Vai entender.

(E.T.: no blog, uso três cores de fonte: azul para assuntos "bonitinhos"; preto para assuntos "sérios" e vermelho para "bobagens".
A cor do texto, seja ela qual for, não tem nenhuma conotação politico-partidária.)

2 comentários:

  1. "Devido a outros tipos de cultura, Exú foi associado ao diabo e à uma figura ruim. Mas, esse esteriótipo é totalmente contrário à verdadeira característica do Orixá. A maldade é fruto do ser humano, não de Exú, ele é o ser mais próximo do homem, se todos soubessem os benefícios e proteção que ele é capaz de realizar, seriam todos mais próximos a este fantástico Orixá." Encontrei na internet. Se for verdade, o "bem" é de esquerda? Obs. A fonte negra não tem nenguma conotação política.

    ResponderExcluir
  2. "Devido a outros tipos de cultura, Exú foi associado ao diabo e à uma figura ruim. Mas, esse esteriótipo é totalmente contrário à verdadeira característica do Orixá. A maldade é fruto do ser humano, não de Exú, ele é o ser mais próximo do homem, se todos soubessem os benefícios e proteção que ele é capaz de realizar, seriam todos mais próximos a este fantástico Orixá." encontrei na Internet. Se for verdade, o "bem" é de esquerda? Muitos estão pirando. Obs. Fonte negra sem conotação partidária e sem o desejo de contrariar o post.

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.