segunda-feira, 27 de maio de 2019

O que calçar?





No sábado, fui a um show.
Do Skank.
Além da Su, do Mateus, da Marina, foram a Regina, o Ismar, a Carol, a Célia e o Oswaldo.

Como costuma acontecer, fui vestido da forma mais confortável possível: calça jeans, camiseta, uma jaqueta de lã (estava frio) e um tênis preto de cano alto.

A Regina, minha irmã (a Célia também é minha irmã... aliás, são gêmeas...), olhou para mim e disse algo como: “Que bonitinho!!! Não está de tênis branco!!! Está de ‘SAPATÊNIS’!!!".

Por partes.

Minha vida, até pouco tempo, se dividia em usar terno, gravata e sapato preto social ou vestir qualquer outra coisa e tênis. Em geral, branco.

Em casa, até uso chinelo.
Não aquela coisa horrorosa de “Havaianas” ou o suprassumo do horror que é o tal de “Crocs”.
Uso um chinelo “véio”, de couro (que já está merecendo outro).

Mas, “fora de casa”, ou era sapato ou tênis.

Algumas variações: bota “social” (se precisava estar de terno e estava muito frio, algo que faz anos que não mais acontece), bota “forrada” (para usar em Campos do Jordão ou em viagens a lugares frios), bota de “sola grossa”, pra andar de jipe.

Tenho, ainda, um “calçado” (não sei como classificar, se “tênis” ou “sapato”) próprio para dirigir, que uso quando faço viagens mais longas, de carro.
Tenho, ainda, um tênis “para água” (é o da foto acima), que uso exclusivamente nas pescarias.

Mas as exceções ao tênis e ao sapato são exatamente isso: exceções.

Pois bem.

Em primeiro lugar, não consigo entender o conceito de alguma coisa que se chame “sapatênis”.
Cacilda, ou é SAPATO ou é TÊNIS.

O que seria um “sapatênis”?
Algo na “forma” de um sapato, mas feito de lona e com sola de borracha?
Ou, ao contrário, algo na forma de tênis, com sola de couro, lisa?

Dê um Google em "sapatênis".
O que aparece, são TÊNIS que não servem para a prática de NENHUM tipo de esporte ou algo absolutamente abominável chamado “mocassim sapatênis”!!!

A Su tem a mania de querer me dar um tal de “mocassim” para eu usar – PASMEM – com bermudas!!!

MCeQIL: nada mais “gringo” que alguém de bermuda e mocassim!
Pior só se estiver, também, com camisa social, fechada até o pescoço, enfiada na bermuda!

De toda forma, “sapatênis” e “mocassim” são calçados abomináveis.

Tênis (brancos ou pretos, cano curto ou cano alto, próprios para água ou para dirigir) são ótimos e perfeitamente aceitáveis em quase qualquer situação.

Quando a situação não permite, sapatos “sociais”, com ou sem cadarço. E eu só os uso na cor preta, por preferência pessoal.

Enfim: 


REGINA, EU ESTAVA DE TÊNIS, PRETO, CANO ALTO.

NUNCA USARIA ALGO CHAMADO “SAPATÊNIS”.



(Ô falta de ter o que fazer, não?
Escrever um texto sobre “sapatênis”...
Credo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.