terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ESTOU ILUMINADO.





Estava com um post quase pronto da minha cabeça: ia falar do sorteio da copa, da (ai...) Fernanda Lima e do porque eu vou torcer CONTRA o Brasil nessa copinha petistóide.

Aí, no fim de semana, aconteceu aquela barbaridade no jogo do Atlético e Vasco.
Mudei de idéia e ia desancar as bobagens feitas pelas tais “torcidas organizadas” (ou “trucidas” como diz o Zé Simão...).

Mas acontece que hoje, no meio da tarde, assim, do nada, eu tive uma iluminação.
Assim, do nada, vi a LUZ.

E descobri para que serve a BUROCRACIA!!!

Juro que foi uma revelação!!!

Como diria o Marcelo Rezende, “pensa no seguinte”.

Vou viajar para o exterior, com o filhote, no começo de janeiro.
E depois, ele vai com a mãe, também para o exterior.

Assim, tive que providenciar uma autorização para que ele viajasse com a mãe.
E ela teve que fazer uma autorização para que ele viajasse comigo.

E não basta uma simples “autorização”, um documentinho digitado no computador e assinado por mim.
É um documento, em duas vias, dizendo que EU, rg tal, passaporte tal, deixo meu filhote viajar do dia "x" até o dia "y", com a mãe, para o pais "W", sendo que eu tenho que assinar e RECONHECER FIRMA.
Ou seja, eu tive que ir ao cartório para que um cartorário dissesse que aquela assinatura colocada no documento era, efetivamente, minha.

(ATENÇÃO: isso não é só pra mim!!! Pra todo filho que vai viajar com somente UM dos pais, é preciso que o OUTRO pai faça essa "autorização"!)

Obviamente, paguei por isso.
R$8,00.
Mais R$4,00 do estacionamento.
Fora a gasolina.

Fiquei imaginando o porque desse absurdo.

Foi nesse momento, que vi a luz, que fui iluminado e tive uma epifania!!!

E a verdade é uma só: 


FAÇO UMA “AUTORIZAÇÃO”, 

PARA “LIVRAR A CARA” 

DAS AUTORIDADES!!!



Funciona assim.
O MEU filho vai viajar comigo.
A autoridades, para garantir que não precisarão assumir qualquer responsabilidade caso eu “suma” com ele, criaram a “autorização”.

(Mas espera: não seria mais lógico, caso a mãe dele não concordasse com a viagem, em razão de uma suspeita de que eu pudesse “sumir” com o pimpolho, que ela simplesmente não deixasse o filhote comigo?)

Mas, prossigamos.
Eu tenho que levar essa autorização e apresentá-la ao pessoal da Polícia Federal, no momento do embarque.
Eles olham aquilo e, acredito, arquivam uma via da “autorização” em algum lugar, onde a tal “autorização” correrá  risco de nunca mais ver a luz do dia.

E, automaticamente, a PF fica isenta de qualquer responsabilidade sobre a viagem.
Afinal, tem uma “autorização” autorizando o autorizado a viajar comigo, para algum lugar previamente autorizado!!!
Com firma reconhecida!!!
Em cartório!!!

E porque a necessidade de “reconhecer firma”, esse instituto medieval?
Ora, para que se EU sumir com o pimpolho, a PF possa dizer: “mas a mãe assinou a “autorização”! Taqui a firma reconhecida!!!

E o cartório?
Limitou-se a olhar uma fichinha (acho que nem é uma ficha física: fica arquivada em algum computador no cartório...) e ver que a assinatura da tal “autorização” é “parecidinha” com uma que eles tem na tal ficha, que deve ser “atualizada” de tempos em tempos.
E pagamos (claro...) por isso.

Se der problema, eles dirão: “não somos grafotécnicos! Nos limitamos a olhar se existe alguma “semelhança” entre as assinaturas da autorização e da minha fichinha!!!

Como eu não precisei assinar na hora, na frente do tal cartorário, nem precisei me identificar, posso, facilmente, ter falsificado a minha assinatura (ou a de alguém, claro...).

É maquiavelicamente sensacional!!!

Dilui-se a responsabilidade: ninguém é responsável pelo hipotético sumiço do pimpolho!!!
Tudo mundo fiou-se em informações prestadas por alguma outra “autoridade”, que nenhuma responsabilidade tem pelo “conjunto” total do resultado!!!

Seja sincero, meu caro e quase inexistente leitor: VOCÊ JÁ TINHA OLHADO A COISA POR ESTE ÂNGULO?

Isso é BUROCRACIA: experimente, por exemplo, buscar alguma coisa em alguma órgão público.
Uma seção encaminhará você para outra, e para outra, e para outra.
Uma assinatura aqui, um formulário ali, uma consulta ao computador acolá...
E muitos e muitos carimbos, selos, taxas, boletos!!!
No fim, depois de um período indecente de tempo, talvez você até tenha resolvido o seu problema.


MAS NINGUÉM ASSUMIU 

QUALQUER RESPONSABILIDADE 

POR ISSO!!!



Olha o “Memorial da América Latina”.
Pegou fogo.
Tinha laudo do bombeiro, que estaria vinculado a autorização da prefeitura, que estava pedida mas não havia sido expedida e todo mundo estava tentando conseguir, sem porém tomar qualquer atitude verdadeiramente drástica para isso...

Pergunto: 

ALGUÉM TEM ALGUMA RESPONSABILIDADE 

POR ALGUMA COISA?!?!?


O pau come no jogo de futebol.
O time “entendeu mal”, não chamou polícia (que entendeu que o Ministério Público não queria que a polícia estivesse lá, mas o MP não teria falado nada disso...) chamou uma equipe de segurança, que não deu conta do problema, a polícia que estava de fora teve que entrar e descer o cacete em todo mundo.
Três “torcedores” foram pro hospital, um ainda está lá e tem três outros “torcedores” presos.

Agora, 

ALGUÉM TEM ALGUMA RESPONSABILIDADE 

PELO QUE ACONTECEU?

O cara tava trabalhando, na construção do estádio, a 18 dias sem descanso, o guindaste caiu, matou dois, a perícia acha que o treco do negócio quebrou, mas a empresa do guindaste diz que tava tudo certo e alguém acha que foi o chão que cedeu, mas a empresa de engenharia diz que nada cedeu, e nada quebrou, e vai precisar de mais uma graninha pra acabar com aquilo, graninha essa que a prefeitura, o estado e o guverno federal vão garantir, e eu pergunto:


ALGUÉM TEM ALGUMA RESPONSABILIDADE 

PELO QUE ACONTECEU?


ISSO É BUROCRACIA!!!


(E, gozado: viu como os outros posts em que eu estava pensando, no fim, acabaram “aparecendo” por aqui?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.