segunda-feira, 22 de julho de 2013

UNS MINUTINHOS FILOSÓFICOS.





O bom e velho Einstein estava certo, quando dizia que o tempo era relativo.
Não sou um Einstein, mas acredito que as emoções humanas também são relativas.

Imagine o seguinte, meu caro e quase inexistente leitor.
Passei uma semaninha na minha Campos do Jordão.
Nesse período, turistas fizeram as MAIORES bobagens no trânsito, na minha frente.
E eu, levei numa boa, tirei sarro, ri das barbeiragens.
Mas, eu estava de férias.

Voltei ontem.
E, já com a expectativa de voltar a trabalhar, vi o povo fazendo bobagem na estrada e fiquei MUITO IRRITADO!!!

Em uma semaninha, uma mesma bobagem me fez rir e me irritou.
Teve um “madama”, na volta, que desceu a serra andando a uns 50km/h.
Juro.
E eu estava exatamente atrás dela.
E por causa do volume de gente que subia a serra, eu de picape pesadona, obviamente não tive como ultrapassá-la.
E a mulher era ruim de braço!!!

Assim, minha idéia, era fazer um post sobre motoristas, motoristas ruins e o trânsito.
Ia desancar o pessoal ruim de roda.
Xingar todo mundo.

Mas pensei melhor.
Acho mais legal voltar ao meu estado mental de férias, e apresentar alguns “conselhos” para você, meu caro e quase inexistente leitor, me ajudar a fazer deste mundinho azul, um mundo melhor.
Não se trata de um politicamente correto livro de auto-ajuda.
São só algumas reflexões, feitas por volta da meia-noite.

Assim:


- Dê às coisas, a verdadeira importância que elas merecem.
Não perca a paciência com as “madamas” do trânsito.
Cedo ou tarde, elas vão sair da sua frente.
Procure não se irritar.
Respire fundo, conte até dez, beba um copo d´água.
Mas, se não funcionar, pense nas conseqüências de seus atos.
Lembre-se que nem sempre da pra voltar atrás.
E, às vezes, um pedido de desculpa pode não ser suficiente...


- Seja honesto e íntegro.
É o melhor jeito de garantir um sono tranquilo.
Mantenha suas contas em dia.
Organize seus horários.
Seja responsável!


- Seja gentil com as pessoas.
Com todas elas.
Mas, especialmente com aquelas a quem você não conhece.
Uma palavra bem colocada, um sorriso verdadeiro, uma piada simpática, uma gentileza, podem garantir a você, egoisticamente falando, um bom atendimento em um restaurante, loja, repartição pública ou coisa assim.
E certamente você fará o dia de alguém mais feliz.


- Ouça mais músicas, veja mais filmes, leia mais livros.
Eu não acredito em burrice.
Acredito mais em “preguiça mental”.
Se você ler mais, ouvir mais músicas e assistir mais filmes, com certeza aguçará mais a sua inteligência.


-PRESTE ATENÇÃO!!!
Observe as coisas a sua volta.
Ouça o que as pessoas falam.
Ouça o barulho das coisas que o cercam.
Certamente, você aprenderá muito.


- Leia antes de perguntar.
Se perguntar, ouça a resposta.
Se ainda assim não entender, pergunte novamente.
Gentilmente.
Ainda que acredite que o problema NÃO seja você.
E LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES!!!


- Procure descobrir o que “esperam” de você.
Assim, se você for dirigir em uma estrada, observe a velocidade máxima permitida, as faixas que permitem ou não a ultrapassagem, olhe seus espelhos, etc, etc, etc.
Aprenda as “convenções sociais” de determinado grupo a que você pretende pertencer (escola, clube, igreja, local de trabalho...).
E cumpra a sua obrigação.


- Você pode ser, de alguma forma, “superior” a outros.
Mas não deixe que eles percebam isso.
E não acredito que isso é uma verdade absoluta.
Lembre-se que você NÃO SABE TUDO.
Outros podem saber mais que você, sobre determinada coisa.
Procure ser um “generalista”, daqueles que sabem um pouquinho de tudo.
Sempre é legal ter uma boa resposta para alguma pergunta.


- Lembre-se: DINHEIRO NÃO É SINÔNIMO DE CULTURA, INTELIGÊNCIA, EXPERIÊNCIA OU EDUCAÇÃO!!!
Cultura, inteligência, experiência e educação não podem ser compradas.
Só podem ser adquiridas com paciência, dedicação e trabalho duro.


- TENHA UM (OU MUITOS...) HOBBIE!!!
Goste, MUITO, de alguma coisa.
Gaste um pouco do seu tempo livre, fazendo algo com que você, efetivamente, se realize.
Escreva, viaje, pinte, borde, costure, cozinhe, componha, colecione, fotografe.
Não existe nada mais chato que alguém que não tem nenhum interesse na vida!!!
Mas não exagere...
Não seja escravo de seus interesses.


- Tenha um ídolo.
Ou vários.
Não importa se são verdadeiros ou personagens de algum filme ou livro.
Converse, mentalmente, com esses caras.
Imagine o que eles teriam a dizer sobre um ou outro assunto.


- Seja um crítico.
Mas, sempre que possível,  tenha algo construtivo para dizer.
Ainda que seja, EU NÃO SEI COMO RESOLVER ISSO, MAS ALGUMA COISA TEM QUE MUDAR.


- PENSE. 
PENSE. 
PENSE.
Pensar não dói!!!
E faz bem pro bolso, pra saúde e pra a humanidade.


Acho que não falei nenhuma novidade.
Mas, se por alguns minutos, eu fiz você pensar um pouco na sua vida, já valeu.



Um comentário:

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.