sexta-feira, 12 de julho de 2013

RIO 2013


(foto by Su)

Aproveitamos o comecinho das férias, usamos o aniversário da Su como “desculpa” e fomos passar uns dias no Rio de Janeiro.

Confesso a minha desídia: tinha ido ao Rio umas duas ou três vezes, mas somente na correria.
Mas agora, FUI PRA TURISTAR.

Aproveitei uns pontinhos que eu tinha na TAM pra pegar as passagens “de grátis” (na verdade, não tem nada “de graça”. Eu já paguei por aquilo...).
E, na lojinha da TAM, fiz a reserva para o hotel.



Se vou ao Rio, vou pra valer: COPACABANA PALACE!!!

Um aviso: na próxima, vou de carro.
Pensa o seguinte: temos que chegar ao aeroporto, com umas 2 horas de antecedência; mais 50 minutos de voo; mais uns 30 minutos pra sair do aeroporto; e mais uns 45 minutos pra ir do aero até o hotel.
Total: 4 horas e 5 minutos (tá certo isso?)
De carro, numa boa, 5 horas de viagem.
E paro onde quiser, quando quiser, ouço minhas músicas...

Enfim, chegamos ao “Copa” (viu que íntimo...).
Rapaz, aquilo é muito legal.
E muito chique.

Antigão, mas com cara de coisa nova.

(foto by Su)




Tudo muito bem pintadinho, tv fininha no quarto (nem liguei...), DOIS BANHEIROS NO QUARTO, cama “king-size”...
Deu pra divertir.

Fora do hotel, eu tinha alguma metas: NÃO IRIA ao Cristo (e não fui mesmo) nem ao Pão de Açúcar (também não fui).
Não queria ter ido a praia, mas não deu pra escapar. Uns trinta minutos em uma praia fria, melancólica e triste...
Mas deixa isso pra lá.

O legal foi o centro.





Fomos ao REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA, que é uma biblioteca antigona, MUITO LINDA.
Tem livro lá de 1502.
Mas, não deixam a gente ver.
Enfim.

De lá, Igreja de São Francisco de Paula.




Coisa maluca: a igreja é toda de madeira por dentro!!!
Um carinha que estava lá, falou que ela iria receber, quando da construção, folhas de ouro, cobrindo tudo.
Sabe-se lá porque, não teve ouro, ficando tudo na madeira.
Mas é muito bonito.

Infelizmente, na porta da igreja, tem uma pequena “cracolândia”.




Coisa triste.

E fomos até a Catedral do Rio também.
Muito bonito aquilo.





Finalizamos o passeio pelo centro, comendo uns salgadinhos na famosa Confeitaria Colombo.
Aquilo estava cheio pacas.
Virou ponto turístico reconhecido.
Assim, tudo que é turista passa por lá.
Mas é bonito.





Como eu estava turistando, sem carro, obviamente andei de taxi pra cima e pra baixo.
Não ando de taxi em Sampa, mas achei que, no Rio, taxi é mais barato que por aqui.
E os taxistas de lá são um capitulo a parte.

Primeiro, no geral, são muito simpáticos.
E falam muito!!!
Como eu quase não gosto de papo, acabei conversando muito com eles.
E ri demais.
Teve um deles, que estava com o rádio ligado, em um programa de um tal de “Pedro Henrique” (eu não conhecia a “fera”... deve ser conhecida do pessoal do Rio).
O programa é muito trash!!!
O cara é uma figura e, quem liga pra ele, liga mesmo pra ser insultado pelo cara!!!

Mas teve outro taxista que, assim que entramos, ligou um cd de música francesa (eu acho que a França não sabe fazer música. Aliás, a França sabe fazer vinho, queijo e perder guerra) e não falou nada. Mudo.
Não posso dizer nem que ele foi antipático.
Só "não foi".
Nada.

Nesse momento, tenho que contar uma história.
O sotaque carioca é, efetivamente, algo a parte.
Estou acostumado com o sotaque dos primos do Rio.
Mas eles são pessoas cultas, instruídas e, por isso, acho que o sotaque deles é um pouco “mitigado”.
Quando você fala com o pessoal mais simples, o sotaque é ainda mais carregado.
E, às vezes, fica difícil de entender...

Só sei que, conversando com um taxista, lá pelas tantas, ele avisa que, se eu pegasse uma determinada rua, iria até o “barrurrrc”, um estabelecimento comercial que vendia a melhor empada do Rio.
Qualquer motorista de taxi, carioca, sabe te levar lá”.

Ok.
Lá pelas tantas, pegamos outro taxi.
Perguntei se o motorista era carioca. Obtendo um “sim” como resposta, pedi pra ele me levar até o local onde se vendia a melhor empada do Rio.
E fomos.
Só lá eu descobri que o “barrurrrc” era, na verdade, o BAR URCA.
Experimente, meu caro e quase inexistente leitor paulista, falar BAR URCA, em carioquês... Junte o “r” do bar com o “u” de Urca. E engula o “a” final.
Sai “barrurrrc”.




A vista em frente ao barrurrrc” é esta.
Bonito pacas.


Por fim, visita ao Jardim Botânico, pra ver a exposição do SEBASTIÃO SALGADO.

(foto by Su)


Pra quem gosta de fotografia, aquilo é imperdível.
Procura aí no Google, as fotos do “Genesis”, o novo trabalho dele.
Só sei que saí de lá com o livro do cara.

Enfim, meu caro e quase inexistente leitor: fui muito divertido.
O Rio, como toda cidade grande, tem seus problemas.

Mas é, efetivamente, bonito.




E mais uma vez, um grande abraço e muitos beijos aos primos e primas cariocas!!!
Quando der, voltaremos!!!




2 comentários:

  1. Grande Primo.... estava ansioso para ver seus comentários sobre a "terra boa".

    Foi ótima sua visita e espero que volte o mais rápido possível.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Quando menos esperar, baixaremos por aí!!!

    E, da proxima fez, VAMOS COM A FAMÍLIA TODA!!!

    Hehehe!!!

    Abraços

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.