sábado, 2 de abril de 2011

CLÁSSICO!




Nunca soube dizer qual era o meu filme favorito.
É mais ou menos como comida: não sei qual é o meu prato favorito, já que gosto de um monte de coisas...
Acho que isso é muito de época.
Já gostei de faroestes, de kung-fu, dos Charles Bronson, dos Rambos, dos “Arnold sopa-de-letrinhas”...

E sempre gostei MUITO de ficção-científica.
Tenho todos os Star-treks, tenho todos os episódios da série clássica, tenho todos os episódios da série “Enterprise”, mais um monte de outros sci-fi movies.

Um grande candidato a “filme de minha vida” sempre foi o “2001, uma odisséia no espaço”. Por tudo que significou em termos de ficção-científica, tirando o gênero da lama e colocando como um gênero cinematográfico aceitável e sério.

Mas, com certeza, o grande candidato a ser classificado como o meu filme favorito, é “BLADE RUNNER” (1982, Dir. Ridley Scott, com Harrison Ford, Rutger Hauer – estreando - e a gracinha da Sean Young).
A trilha sonora, assinada por Vangelis é simplesmente demais.

O filme é “baseado” em um conto do maluco do Philip K. Dick. Mas, em verdade, o roteiro é infinitamente superior ao conto, coisa rara no cinema gringo.

Comprei o blue-ray e já o assisti.
Deve ter sido a 34.566.543º que assisti a esse filme.
Algumas vezes no cinema (vi todas as “versões”, original, corte do diretor, etc. etc.), outras em fita vhs, outras em dvd e, agora em BR.
Nunca enjoei do filme, acreditem ou não.

É um filme em que efeitos, visuais e sonoros, quase não importam.
O que conta, é a história.
Apesar do roteiro ser levemente “capenga”, com algumas explicações meio fraquinhas, a história é bem contada.

E o mais legal, é que tem sempre um nerd (não é xingamento, já que me sinto um também...) para teorizar se o Decker é ou não um replicante também.
Não se sabe nada sobre a vida dele, ele tem um monte de fotos muuuuito antigas sobre o piano e não respondeu para a Rachel, se já fez o teste para detectar replicantes...

Adoro isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.