segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O CAIR DA FICHA.

Você que é novinho, talvez não conheça a origem da expressão “cair a ficha”.

Antigamente, nos pré-históricos tempos antes do telefone celular, quando você precisava telefonar para alguém, você ligava de um orelhão.

Esse “
dinossaurico
” instrumento ainda existe nos dias de hoje. Mas, para telefonar, você usa um cartão.
Nos tempos a que estou me referindo, você usava, acredite se quiser, FICHAS, como essas da foto aí em cima.

Para telefonar, você colocava a tal da ficha em uma abertura no telefone, discava e, quando alguém atendia do outro lado, adivinha...?
A FICHA CAIA!!!

Ou seja, completada a ligação, o telefone meio que “
engolia
” a ficha que, literalmente, caia nas entranhas do telefone.

Às vezes, a ficha “
demorava para cair
”, fazendo com que perdêssemos a ligação.
E é essa a origem de expressões como “
só agora caiu a ficha
”.

Com o avanço da tecnologia, a ficha “
caiu
” em desuso (trocadilho fraquinho...), substituída pelo cartão que, por sua vez, deve estar sumindo, já que quase todo mundo pode ter um celular.

Enfim, tudo isso pra dizer que, as vezes, a tecnologia atropela a vida e acaba por atropelar a própria ficção.

Estava eu, recentemente, assistindo a um episodio de “
Star Trek – A Nova Geração” (aquela série do careca Capitão Picard...), quando, lá pelas tantas, uma tripulante saca do bolso um “piano dobrável
”.
Era só esticar o treco, que parecia um pedaço de pano, com teclas brancas e pretas e a tal da extraterrestre tinha um piano instantâneo.

Pois bem.
Fui hoje até o shopping, ver um filminho no cinema e procurar um presente.
Em uma loja de “
tranqueiras importadas
”, o que eu encontro?
O tal do “
piano instantâneo
”!!!!
Não era exatamente igual ao do filme.
Mas, da mesma forma, é um pedaço de “
pano
”, com teclas, um pequeno alto-falante acoplado que toca!
E tudo isso, por módicos R$ 69,00...

Já temos o nosso “
comunicador
”, nossos telefones celulares.
E eles já são uma mistura de comunicador com computador, um quase “
tricorder
” como os usados pela turma do Kirk, Picard, Cisco e outros.

O aparelho de tv que tenho na minha sala, lembra a “
tela
” na qual os tripulantes da Enterprise, acompanham o que acontece fora da nave.

Meu gps-navegador, tal qual o computador da nave, fala comigo, indicando o melhor caminho, a melhor rota para a minha nave, digo, carro.
Carro que, por sinal, tem lá o seu computador de bordo.

Sem contar os computadores pessoais, a Internet, a tv por satélite, etc, etc, etc...

Aí, “
caiu a ficha
”: rapaz, o futuro já chegou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.