domingo, 14 de maio de 2017

Você TEM CERTEZA que você é você?




Sei lá...
A coisa é esquisitona.

Sempre achei um absurdo a necessidade de ter um documento que serve, UNICAMENTE, pra provar que EU sou EU.

É o tal do Registro Geral, vulgo “RG”.
A "carteira de identidade".

Pense:


A sua carta de motorista (que em alguns lugares é chamada de “carteira”...) serve pra provar que você está autorizado a conduzir o seu “possante” (alguns possuem um “poçante”: quando o carro sai do lugar, fica uma poça de óleo...) pelas ruas deste nosso Brasil varonil.
(Detalhe: eu tenho uma carta de motorista internacional!!!
Nada mais é que a minha carta brasileira, vertida para o inglês, francês e sei lá mais que língua...)



O seu título de eleitor serve pra permitir que você possa exercer o seu direito/dever de escolher o menos bandido pra representar você na quadrilha de Brasília (ou de São Paulo, ou de sua cidade...).
Mas só “vale” se você tiver um “RG” pra apresentar junto com ele...


Até o certificado de reservista tem alguma (pouca) utilidade: serve pra você levar na Polícia Federal pra tirar o passaporte.
(Pensando bem, que bobagem...)


Tem o C.P.F., que era chamado de “CIC” até outro dia.
Nesse caso, a bobagem é de quem exige que você mostre o “cartão do cic”.
O CPF é tão somente um NÚMERO que é legal você saber de cor. 
Só isso.

Tem a carteira profissional, que serve pra provar que você (nem todos...) trabalha em algum lugar.

Alguns tem uma “identidade funcional” ou “identidade profissional”, que serve pra provar que o cara trabalha em algum lugar ou em alguma função que exige que ele tenha esse documento.


Tem o passaporte, que serve pra provar que você é brasileiro, que está indo pra outro país e pode ficar por lá um tempinho, gastando o seu dinheiro, dando uns “dólis” para o povo daquele país pra onde você foi.

E tem o “RG”.
Que serve pra provar que você É você.

O meu era do tempo do “RG à lenha”.
Não tinha o tal do “dígito”.
Era um formulário verdinho, preenchido a máquina de escrever, por algum diligente funcionário do “IIRGD”.

Resolveram que eu tinha que tirar outro.
Agora feito no computador, fotinho (péssima) digital, e com o tal do “dígito”.

Lá fui eu, pro Poupatempo, munido do meu “RG” antigo, aquele que provava, até pouco tempo, que eu SOU eu.

Lá o carinha olhou, fez cara de “hummmmm....” e disse que, como meu “RG” era antigo, não poderia fazer um novo com base nele.
Eu teria que levar – PASMEM – minha certidão de CASAMENTO!!!



Ou seja.
Mesmo estando divorciado há uns 15 anos, pra provar que eu SOU eu, perante o órgão que vai dar um documento que prova que eu SOU eu, preciso levar um documento que prova que eu, um dia, fui casado e que hoje, não sou mais.

Entendeu, MCeQIL?
Não?
Também não.

Bom, levei a tal certidão (por sorte achei uma cópia autenticada escondida em algum lugar em casa) e, como que por mágica, a coisa rolou.
Ou quase.
Agora, tenho que esperar uma mensagem de SMS e, depois de três dias após receber a tal mensagem, vou buscar o meu “RG” novo, com dígito!!!

Simples, fácil, prático e a prova de idiotas.
Ou não.

E.T.: meu digito é “7”.
Queria que fosse “x”.

E.T. 2: parece que, finalmente, aprovaram um “documento único”, que vai substituir uns dois desses que mencionei acima.

Lá vou eu pro Poupatempo novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.