domingo, 3 de agosto de 2014

ADORO INVENÇÕES!!!



Um dos grandes livros da minha vida (minha idéia original era falar “um dos grandes livros da minha infância...”, mas como estou falando dele ainda hoje, acho que ele foi importante a vida toda, não?) foi “História das Invenções”, de MONTEIRO LOBATO.

Nesse livro, a D. Benta “traduz” para a turma do Sítio do Picapau Amarelo, o livro do mesmo nome, escrito por HENDRIK VAN LOON, um americano.

(para se ter uma ideia de como acho esse livro importante, garimpei e achei uma primeira edição do livro do Monteiro Lobato e uma edição, em português, do livro original)

E conta, obviamente, a historia das invenções, mostrando como um peludo homem-macaco, graças as invenções, chegou até onde chegamos.
Parte mais do menos do principio que, só somos hoje o que somos, porque um dia, um macaco-homem aprendeu a usar um pedaço de pau como porrete...

Enfim, sei que, por ser curioso, adoro invenções e inovações em geral.

E é um “preceito” zen-budista, que “o tolo se admira com invenções, enquanto o sábio se admira com as coisas simples”. Ou algo parecido com isso.
Ou seja, enquanto o tolo acha o máximo um carro, que precisa de gasolina, óleo, manutenção constante, estradas, para poder levar alguém de um lado para outro, o sábio se admira com o PÉ, que leva o sujeito de um lado para outro, por qualquer terreno, durante a vida toda, quase sem manutenção.

Pois é.
Confesso que acho carros o máximo.
Mas, às vezes, penso que o PÉ também merece um pouco da minha atenção.

Tudo isso, somente para dizer que admiro invenções simples.
Estas são as mais difíceis de surgir.
Se um carro nada mais é que a soma de diversas invenções, que surgiu naturalmente quando tais invenções estavam “maduras”, as invenções simples surgem “do nada”.
Aparecem com a necessidade do homem de fazer alguma coisa.
Exemplo: o limpador de pára-brisa é essencial, e deve ter surgido junto com o para-brisa. 
Mas fera foi o cara que inventou o TEMPORIZADOR para o limpador de pára-brisa (essa historia virou até filme...).
Se o carro é o máximo, fera foi o cara que inventou o “piloto automático”, aquele botãozinho que faz o carro andar sempre na mesma velocidade.

Mas legal mesmo foi uma invençãozinha que descobri e comprei outro dia.
Veja só.

Conta a lenda, que um sujeito rico, JOHN MONTAGU, para não abandonar a mesa de jogos (o cara era viciado...), mandou que seus empregados colocassem um pedaço de carne assada (ou coisa parecida), entre dois pedaços de pão, para que ele pudesse comer sem sujar as mãos e as cartas.
Como esse cara era o quarto “Conde de Sandwich”, o acepipe por ele inventado, ganhou o nome de SANDUÍCHE.

Com o passar do tempo, criou-se o habito de colocar coisas para acrescentar sabores ao nosso sanduba, tais como, queijos, picles, alface, tomate...

E os CHINESES inventaram o CATCHUP (a receita atual é uma variação, criada por ingleses e americanos...), um tipo de molho de tomate meio adocicado, que combina bem pra caramba com hambúrguer.

O tal do catchup vinha em garrafas.
Ao se colocar o molho no sanduba, a garrafa encostava no sanduba de um, depois no sanduba de outro...
Daí, algum “politicamente correto” achou que isso era meio anti-higiênico, e inventou de colocar o catchup em “envelopinhos plásticos”, que seriam uma “porção individual” do tempero.

Obviamente, como se sabe, um envelopinho de catchup é INSUFICIENTE para um sanduba de tamanho médio.
Somos, pois, obrigados a abrir VÁRIOS envelopinhos, durante a refeição, para podermos lambuzar adequadamente o nosso sanduba.

E é aí que a coisa pega.
O tal envelopinho é, no mais das vezes, INABRÍVEL (existe isso?)!!!
É quase impossível abrir aquilo sem uma tesoura especialmente se você estiver com uma das mãos ocupadas, justamente segurando o hambúrguer.
E quem carrega uma tesoura quando vai comer um hambúrguer?

Discutindo isso com o filhote, que reclamava dos envelopinhos, perguntou ele porque não se inventava um "abridor de envelopinhos" (afetadamente chamados de “sachê”).

Procurei na internet.
E com a ajuda de “São Google”, cheguei até a empresa KHORT (http://www.khort.com.br/) que produz, acreditem ou não, vários modelos de “abridor de saches”!!!



E acreditem: alem de modelos para sem fixados na mesa de lanchonetes, existe um modelo pessoal, descartável, para ser colocado em bolsas femininas ou nos bolsos masculinos, que você leva para a sua lanchonete preferida, e que permite você abrir o tal do envelopinho de catchup COM UMA ÚNICA MÃO!!!

Não é simplesmente o máximo?

Entrei no Mercado Livre e comprei alguns para mim.
Vou deixar um em cada carro, um com a Ma, um na bolsa da Su, um com o filhote e NUNCA MAIS PASSAREI O PERRENGUE DE NÃO COLOCAR CATCHUP NO SANDUBA POR NÃO CONSEGUIR ABRIR O SACHÊ!!!


Meus parabéns ao inventor.

2 comentários:

  1. Fiquei lisonjeado com as palavras.
    Muito obrigado,

    Leopoldo Almeida
    (inventor do Khort :)

    ResponderExcluir
  2. Grande Leopoldo

    Sem "puxar o saco": sua invenção é OTIMA!!!
    Simples e absolutamente ÚTIL!!!

    Parabéns de coração!!!

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.