quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O QUE FAZER?


Sei lá...

Já escrevi aqui sobre a minha admiração pela capacidade/necessidade do Homem, de reunir-se em grupos.
Começo a chegar a conclusão que é genético: o macaco/homem, lá na pré-pré-história, em dado momento, percebeu que, viver em grupo, tinha lá suas vantagens.
Era mais fácil pra arrumar comida, pra proteger os filhotes, pra arruma abrigo.
Passou, então, a viver em “tribos”, que tinham lá suas regras próprias.

E, obviamente, acabavam por entrar em confronto com outras “tribos” de macacos/homens, que queriam as mesmas coisas e tinham lá, regras diferentes.
E isso, com o tempo, acabou “entrando” nos genes desse macaco/homem.
E dura até hoje.

O homem já se uniu sob religiões (alguém disse: “Já se matou mais gente em nome de Deus que em nome do diabo”...), bandeiras, credos políticos.
E sempre terminou em porrada.
(Clássica a história escrita por Jonathan Swift, em “As viagens de Guliver”, em eu dois povos estavam em guerra, por causa do lado “certo” de se quebrar um ovo quente...)

Agora, a “moda” é matar “em nome” de TIMES DE FUTEBOL.
Uns imbecis, sãopaulinos, resolveram “emboscar” uns santistas, acabaram pegando um coitado e MATARAM O CARA DE PORRADA.
(fico imaginando como deve ser apanhar até morrer...)

Juro que consigo entender que uma briga comece no estádio e acabe terminando fora dele.
ATENÇÃO: disse que consigo ENTENDER. Não disse que CONCORDO com isso!!!

Mas, nessa história, o coitado do santista foi “emboscado” na zona leste, a QUILÔMETROS do estádio do Morumbi!!!

É obvio que isso não acabou aí.
Vai ter volta.
E eu, sãopaulino que sou, não vou me arriscar a sair com a camisa do meu São Paulo.
Não que o faça com freqüência.
Mas, se por absurdo eu quisesse sair, não ia me arriscar a fazê-lo.

Discute-se como acabar com isso.
Sinceramente?
NÃO TEM SOLUÇÃO.


Como evitar que, a quilômetros do estádio, um grupo de “animais-torcedores” agridam e matem um coitado de um torcedor de um outro crime?
Como prevenir isso?

Vou dar uma sugestão.
Mesmo achando que não vai resolver.

A Igreja Católica, tem o instituto da excomunhão.
Aqueles que não seguem os ditames da Igreja, podem ser excomungados, sofrendo sanções, neste mundo e no outro.
Se hoje isso é meio “ridículo”, pense em ser excomungado na IDADE MÉDIA, quando o único meio de se chegar ao céu era através da igreja.
O excomungado, meu caro e quase inexistente leitor, tinha que sair de sua comunidade, pois sequer conseguia comerciar com os católicos da região!

Acho que os times deveriam criar uma forma de “excomunhão”: identificados os agressores de um torcedor de outro time, o clube “excomungaria” os agressores, que ficariam proibidos de se dizerem sãopaulinos, corintianos, palmeirenses, santistas e etc.

Poderia ser criado um “cadastro”, a fim de impedir que esses imbecis comprem ingressos para jogos ou uniformes de seus times.

Tá.
É ridículo também.
Mas, quem sabe...

Alguma outra sugestão, meu caro e quase inexistente leitor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.