quarta-feira, 29 de maio de 2013

"E SE...?"

Marechal Deodoro da Fonseca



Ontem, pela porrilhonésima vez, assisti ao filme “O Pagamento” (“Paychek”, 2003, Ben Affleck, Uma Thurman, Dir. John Woo).
O filme é baseado em uma história do grande escritor de ficção-científica Philipp K. Dick, e conta a história de um cara que inventa uma máquina para VER o futuro.
Não é uma “máquina do tempo”: é uma “televisão do tempo”.
Enfim, lá pelas tantas, o cara percebe que ver o futuro é um problema, pois nem sempre o futuro é aquilo que esperamos...

O legal de ficção cientifica, é que você pode “viajar” e imaginar o que quiser.
E pode imaginar as conseqüências daquilo que você imaginou!!!
É demais!!!

Mas, como sempre, fiquei pensando.
Não quero uma máquina de ver o futuro.
Mas gostaria de inventar uma máquina de “E se...?”.
Olha que legal!!!
Seria assim: você digitaria na máquina uma variável, e poderia ver o que seria da sua vida (ou da vida de alguém), se as coisas tivessem sido diferentes!!!

Mais ou menos assim:

- E se eu colecionasse tampinha de garrafas e não relógios?
- E se eu fosse “geração saúde” e não intelectual (será que eu SOU intelectual?)?
- E se eu gostasse de axé e não de MPB?
- E se eu gostasse de cerveja e não de coca-cola?
- E se eu gostasse mais de praia que de montanha?
- E se eu não tivesse aprendido a andar de bicicleta mas só de skate?
- E se eu tivesse aprendido a pilotar avião e não dirigir carro?
- E se eu tivesse feito Estatística e não Direito?
- E se eu tivesse sido mais vagabundo e trabalhado menos?
- E se eu usasse sandália de couro e não tênis?
- E seu eu gostasse de dançar e não de ler?
- E seu eu tivesse uma filha e não um filho?


Ou, pensando no mundo, poderíamos perguntar:

- E se a água do mar fosse doce e a água dos rios fosse salgada?
- E se a Rússia fosse um país tropical, abençoado por Deus?
- E se Colombo não tivesse chegado à América mas fossem os índios que tivessem chegado na Europa?
- E se Frank Sinatra fosse cantor de funk carioca?
- E se Hitler tivesse sido abortado?
- E se jazz fosse a música popular do Brasil?
- E se os romanos tivessem sido derrotados por uma tribo de índios Caiapós?
- E se petróleo não existisse?
- E se Santos Dumont (ou os irmão Wright...) não tivesse inventado o avião?
- E se Shakespeare fosse paraguaio?
- E se tivesse mesmo caído um disco voador em Roswell?
- E se todo mundo falasse português e só nós falássemos inglês?


Mas, legal mesmo seria viajar e fazer umas perguntas sobre o Brazil, zil zil:

- E se o Brazil, zil, zil, tivesse sido descoberto pelos taitianos e não pelos portugueses?
- E se D. Pedro primeiro tivesse “pegado” a Xica da Silva?
- E se D. Pedro II tivesse colocado a Princesa Isabel de castigo, antes da abolição, e tivesse mandado a moça para a Yugoslávia?
- E se o Marechal Deodoro fosse gay?
- E se Janio Quadros não tivesse renunciado?
- E se no dia da revolução de 1964, todos os militares tivessem comido uma feijuca azeda e tivessem passado uns 2 meses no troninho?
- E se o Carlinhos Brown não tivesse inventado a “caxirola”?
- E se os bandidos que andam tocando fogo em dentistas tivessem sido abortados?
- E se o Lula tivesse sido abortado?
- E se a Dilma tivesse sido abortada?
- E se o Zé Dirceu tivesse sido abortado?
- E se TODOS os mensaleiros tivessem sido abortados?


Rapaz...

Temos, eu e você, meu caro e quase inexistente leitor, muito o que pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.