quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O QUE VOCÊ ACHA?




O Ilustre Prefeito da Capital (acredita que eu descobri que o cara se formou comigo? No mesmo ano? E eu nem lembro do cara?) quer modificar a tal da “inspeção veicular”.

O Alcaide, bem ao estilo do “partidio” a que pertence, entrou numa de acender uma vela pra Deus e outra pro diabo (lembra, durante o período de eleição, do aperto de mão do ex-presidentio com o Maluf? Os fins, meu caro e quase inexistente leitor, justificam os meios...).

Prometeu, durante a campanha, parar de cobrar a taxa da inspeção.
Os “sem carro” (veja-se a ira incontida do Gilberto Dimenstein!!! Esse quase teve um filho outro dia, quando falava na CBN!!! É ele um dos poucos a defender o “pedágio urbano” que, graças a Deus, parece que não vai colar...) acham que vão indiretamente, pagar a taxa e que isso é injusto, pois eles não poluem (como se não andassem de táxi, de ônibus, não usassem o serviços dos motoboys...)
Só que o prefeito viu que prometeu bobagem, atraindo a ira dos "sem carta", e tá tentando, agora, dar um jeito de consertar.

Primeiro, está tentando modificar as regras da inspeção: quer que esta passe a ser de dois em dois anos e só para carros com mais de cinco anos (isso diminuiria o gasto da prefeitura com a devolução da taxa).
Sou obrigado a dizer que até concordo com isso.
Carro novo polui menos.
O dono cuida.
Já, carro velho...
Alguém falou, no rádio, outro dia, que na Alemanha é assim. E quem fabrica Mercedes, Porsches e Audis, deve ter alguma idéia do que tá fazendo.

Depois, quer transferir a “encrenca” para o Governo do Estado, se livrando assim do “mico” e do desgaste político: quer que o Governo Estadual crie a inspeção veicular para toda a Grande São Paulo ou, melhor ainda, para todo o estado!
Já pensou, o pessoal de Redenção da Serra, Natividade da Serra, Buri, Bofete, Paraibuna, Ribeirão Branco, Águas de São Pedro, Morungaba, Tremembé, Pindamonhagaba, entre outras cidades, tendo que levar seus Fusquinhas ´79, bege ou suas Brasílias azul-calcinha para fazer a inspeção, por causa da poluição na Capital?

Outra modificação, seria a obrigatoriedade da inspeção para carros de outras cidades, mas que frequentem Sampa por mais de 120 dias por ano (nem vamos discutir a óbvia dificuldade de se implementar isso).

Então, tá.

Moro em Guarulhos, onde meus carros estão licenciados.
Se a inspeção for instituída para todo o estado, não tenho o que fazer.
Mas, se inventarem uma inspeção para a Grande São Paulo, vou transferir meus possantes (que tem menos de cinco anos de idade...) para a gloriosa São Luiz do Paraitinga ou para Campos do Jordão.
E, tendo dois carros, posso ir para Sampa por 240 dias por ano.
Se somar com o carro da Su, são 360 dias por ano.
Se pegar emprestado o carro do meu pai, serão 480 dias por ano!!!
Já tá bom.

Sempre me perguntei, desde o início dessa inspeção, se houve alguma melhora mensurável na poluição de São Paulo.

Como ninguém nunca falou nada, tenho que acreditar que a inspeção é só mais uma dificuldade criada, a fim de que alguém venda facilidades...
(Tem oficina em São Paulo, ganhando dinheiro, oferecendo “revisão pré inspeção veicular”!).

E nunca entendi, porque não se faz uma inspeção para se avaliar o estado geral dos veículos.
Tem cada “coisa” trafegando por aí...

A verdade, meu caro e quase inexistente leitor, é que, de maneira “politicamente correta”, procura-se demonizar os veículos particulares e seus proprietários.
Mesmo quando o “guverno” federal (não é do mesmo “partidio”?) INCENTIVA a venda de veículos, diminuindo impostos...

Mas não se vê nenhuma melhora efetiva nos meios de transporte coletivo.

Você entendeu?
Nem eu.

Mas prepare o bolso, que vai sobrar para você.
Tem alguma duvida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.