O Ilustre Prefeito da Capital (acredita que eu descobri que
o cara se formou comigo? No mesmo ano? E eu nem lembro do cara?) quer modificar
a tal da “inspeção veicular”.
O Alcaide, bem ao estilo do “partidio” a que pertence, entrou numa de acender uma vela pra Deus
e outra pro diabo (lembra, durante o período de eleição, do aperto de mão do
ex-presidentio com o Maluf? Os fins, meu caro e quase inexistente leitor,
justificam os meios...).
Prometeu, durante a campanha, parar de cobrar a taxa da
inspeção.
Os “sem carro”
(veja-se a ira incontida do Gilberto Dimenstein!!! Esse quase teve um filho
outro dia, quando falava na CBN!!! É ele um dos poucos a defender o “pedágio urbano” que, graças a Deus,
parece que não vai colar...) acham que vão indiretamente, pagar a taxa e que
isso é injusto, pois eles não poluem (como se não andassem de táxi, de ônibus, não
usassem o serviços dos motoboys...)
Só que o prefeito viu que prometeu bobagem, atraindo a ira dos "sem carta", e tá tentando,
agora, dar um jeito de consertar.
Primeiro, está tentando modificar as regras da inspeção:
quer que esta passe a ser de dois em dois anos e só para carros com
mais de cinco anos (isso diminuiria o gasto da prefeitura com a devolução
da taxa).
Sou obrigado a dizer que até concordo com isso.
Carro novo polui menos.
O dono cuida.
Já, carro velho...
Alguém falou, no rádio, outro dia, que na Alemanha é assim.
E quem fabrica Mercedes, Porsches e Audis, deve ter alguma idéia do que tá
fazendo.
Depois, quer transferir a “encrenca” para o Governo do Estado, se livrando assim do “mico” e do desgaste político: quer que o
Governo Estadual crie a inspeção veicular para toda a Grande São Paulo
ou, melhor ainda, para todo o estado!
Já pensou, o pessoal de Redenção da Serra, Natividade da
Serra, Buri, Bofete, Paraibuna, Ribeirão Branco, Águas de São Pedro, Morungaba,
Tremembé, Pindamonhagaba, entre outras cidades, tendo que levar seus Fusquinhas
´79, bege ou suas Brasílias azul-calcinha para fazer a inspeção, por causa da poluição na Capital?
Outra modificação, seria a obrigatoriedade da inspeção para
carros de outras cidades, mas que frequentem Sampa por mais de 120 dias por ano
(nem vamos discutir a óbvia dificuldade de se implementar isso).
Então, tá.
Moro em Guarulhos, onde meus carros estão licenciados.
Se a inspeção for instituída para todo o estado, não tenho o
que fazer.
Mas, se inventarem uma inspeção para a Grande São Paulo, vou
transferir meus possantes (que tem menos de cinco anos de idade...) para a
gloriosa São Luiz do Paraitinga ou para Campos do Jordão.
E, tendo dois carros, posso ir para Sampa por 240 dias por
ano.
Se somar com o carro da Su, são 360 dias por ano.
Se pegar emprestado o carro do meu pai, serão 480 dias por
ano!!!
Já tá bom.
Sempre me perguntei, desde o início dessa inspeção, se houve
alguma melhora mensurável na poluição de São Paulo.
Como ninguém nunca falou nada, tenho que acreditar que a
inspeção é só mais uma dificuldade criada, a fim de que alguém venda
facilidades...
(Tem oficina em São Paulo, ganhando dinheiro, oferecendo “revisão pré inspeção veicular”!).
E nunca entendi, porque não se faz uma inspeção para se
avaliar o estado geral dos veículos.
Tem cada “coisa”
trafegando por aí...
A verdade, meu caro e quase inexistente leitor, é que, de
maneira “politicamente correta”,
procura-se demonizar os veículos particulares e seus proprietários.
Mesmo quando o “guverno”
federal (não é do mesmo “partidio”?) INCENTIVA
a venda de veículos, diminuindo impostos...
Mas não se vê nenhuma melhora efetiva nos meios de
transporte coletivo.
Você entendeu?
Nem eu.
Mas prepare o bolso, que vai sobrar para você.
Tem alguma duvida?
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