segunda-feira, 11 de junho de 2012

A GAMBIARRA NOSSA DE CADA DIA.





Falemos de “gambiarras”.
Você, caro e quase inexistente leitor, sabe o que é uma “gambiarra”?
Ouso dizer que você PENSA que sabe...

Segundo o AURÉLIO, “gambiarra” é a “rampa de luzes e/ou refletores, situada ao lado de outras, ou acima da ribalta, ou no teto da plateia, a uns metros do palco.

Não sabia, né?
Nem eu.

Gambiarra”, pra mim, é aquela “mágica” que a gente faz, para consertar alguma coisa ou para colocar alguma coisa para funcionar, de forma rápida e provisoriamente.
Às vezes de forma perigosa...
Mas nunca é a solução correta e adequada.
E quase sempre, é definitiva...

Sabe aquela extensão elétrica “meia boca”, feita com fios emendados e muita fita crepe (sim, você não tem nem uma fita isolante que preste...) que você usa pra acender uma luz no quintal?
É uma gambiarra.

Quem já não viu um Fusca, cujo vidro da janela do motorista não desce, só porque tem uma chave de fenda segurando?
Gambiarra.

Portão que não fecha?
Arame.
Gambiarra.

Atire o primeiro benjamim quem nunca colocou uns dois ou três na mesma tomada, pra poder ligar a tv, o sintonizador da tv a cabo, o dvd, o home-teather e o relógio digital.
Gambiarra.

A pecinha que segura as pilhas do controle remoto sumiu.
Durex nele!!!
Gambiarra.

Deu formiga no bolo do casamento?
Tranquilo: salpica chocolate granulado.
Gambiarra gastronômica!!!
(Não vou contar que MINHA MÃE já fez isso um dia...)

Mesa bamba + livro = gambiarríssima!!!

Na ultima hora, você vê que a barra de sua calça de jeans desfez.
Moleza: pegue o grampeador e ... GAMBIARRA!!!

Quem já não tentou apertar um parafuso usando uma faca de mesa?
Gambiarra.

Para os fotógrafos: papelão no flash para fazer as vezes de rebatedor.
Gambiarra.

A porta não fecha direito?
Gambiarra na porta: encoste um par de sapatos nela que ela fica fechada.

Fita crepe na haste do óculos que quebrou.
Gambiarra clássica.

Mesmo usar banquinho, no lugar de escada, pra pegar mala no alto do guarda-roupa é gambiarra.

E existem, claro, gambiarras muito mais elaboradas, feitas para colocar um computador para funcionar, para fazer pegar televisão onde não pega (lembra do bombril na antena?), para abrir uma garrafa de vinho sem o saca-rolhas...

Mas, as piores são as “gambiarras mentais”.
Imagine que você tem que convencer alguém de alguma coisa.
A sua tese é absurda.
Mas você, usa de mil e dois argumentos fajutos que, no conjunto, tem até um “ar” de veracidade.
GAMBIARRA MENTAL!!!

Tudo isso para contar a última gambiarra que fiz.

Meu apê, se não é imenso, é razoavelmente grande.
A minha funcionária fica, de lá pra cá, fazendo sei lá o que.
O certo é que, sempre que preciso dela, ela NUNCA está onde eu possa achá-la somente chamando seu nome, em um tom normal de voz.
E eu ODEIO gritar.

Fico trancado no meu escritório, trabalhando, por horas.
Às vezes, quero água ou alguma outra coisa e não quero sair do lugar, pra não perder o “fio da meada”.
Obviamente a “fofa” não me escuta.
E toca a gritar ou, pior, a ter que sair daqui pra buscar o que eu quero.

Outro dia, chamei a “simpática” para fazer alguma coisa (que já não lembro mais o que era) e, obviamente, ela não ouviu.
Tive que ir atrás.
Mais tarde, novamente a mesma coisa: chamo a “fera”, que não me responde.
Fui atrás, dei um ligeiro e gentil “esporro” e recebi a resposta de que ela não ouviu pois estava falando ao celular...
Mereço.

Aí, fez-se a luz.
A solução era, gambiarra nela!!!

Peguei um par de rádios comunicadores que tenho aqui em casa (comprei quando meu filhote era menor e queria ir com os “tios” em algum hotel fazenda. Deixava um rádio com ele para poder localizá-lo...) e estavam criando poeira e mandei que a funcionária passasse a andar com o bichinho pendurado no pescoço!!!

Confesso que eu mesmo achei minha solução SENSACIONAL!!!

Você pode até achar que isso não é gambiarra.
Mas pense bem: usar um rádio comunicador, com alcance de uns 15 quilômetros pra chamar a empregada que está a, no máximo, uns 15 metros, com certeza É GAMBIARRA.

Só sei que agora, aperto um botãozinho e, como mágica, a funça responde.
Não é ótimo?
Nada de gritos, nada de strees.
Atendimento rápido e eficiente a preços módicos.

Assim, caro e quase inexistente leitor: use a imaginação.
Gambiarras podem, às vezes, salvar a sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.