quinta-feira, 22 de março de 2012

TAGS, MULTAS E "EU JÁ SABIA!"



Tá na “Folha” de hoje: os novos “tags” que serão disponibilizados, para que paguemos o pedágio por quilometro rodado (e não mais a cada passagem em uma praça de pedágio), permitirão, também, que sejamos multados por trafegar acima da MÉDIA da velocidade permitida!

Explico: hoje, caro e quase inexistente leitor, você só é multado por excesso de velocidade, se passar, em velocidade acima do permitido, por um radar, seja ele fixo ou móvel.
É pontual.

Na prática, o que acontece é, quem anda muito por uma estrada e sabe onde ficam os radares, quando chega perto de um, pisa no freio, passa pelo radar com a velocidade permitida e depois, acelera tudo!

O que vai acontecer: agora você terá que andar na velocidade permitida por TODA a estrada, pois se ultrapassar o limite, vai cumprir o trajeto em menos tempo que o esperado, acima da velocidade permitida, portanto.

É mais um “big brother” em nossa vida (não confundir com a bobagem da Globo. Leia “1984”!).
Agora, o “guverno” (e obviamente quem quiser pagar por essa informação) terá o poder de saber onde estivemos e em que minuto exato passamos por um determinado ponto!

E mais: se você ultrapassar alguém e, por um tempo pequeno, rodar acima da velocidade permitida, depois terá que “compensar”, andando em velocidade ABAIXO do permitido, para poder fazer a média.

Passaremos todos, a dirigir como se pilotos de rali de regularidade fossemos!!!
Calculando, constantemente, a velocidade atual, a velocidade permitida, por quantos minutos temos que andar abaixo do limite, porque ultrapassamos alguém acima da velocidade permitida...
Não é o máximo?

Vamos ver quanto tempo vai demorar para alguma empresa (de alguma amigo de “alguém”), lançar algum tipo de “gps” que, automaticamente, calculará a média para você, indicando a quanto você deve andar para “compensar” eventual excesso de velocidade.

E, depois de algum tempo, certamente virá uma lei OBRIGANDO o motorista a instalar um aparelhinho desses (lembra do “kit de primeiro socorros”? Do “extintor de incêndio” de tipo “diferente”?)

Algumas dúvidas:

- Todos os motoristas serão obrigados a colocar o tal do “tag” (será profundamente injusto se não for assim)?

- Quem NÃO colocar o “tag”, será multado como? Só por radares? Se for assim, NINGUÉM vai colocar o “tag” novo.

- Motos serão obrigadas a colocar o “tag”?
Ou vão poder continuar “ralando” por aí?

- Como será calculada a tal da “média”, se as estradas mudam a velocidade máxima permitida em cada trecho? No complexo “Ayrton Senna/Carvalho Pinto”, por exemplo, a velocidade máxima varia, passando por 120, 110 e – pasmem - 60 km/h (aquela curva fechada, lá no fim, no sentido interior). Sem contar as praças de pedágio, onde a velocidade máxima vai diminuindo, diminuindo...
Só dá pra calcular com computador!

- Como poderemos verificar se os equipamentos que medem a média da velocidade estão corretamente calibrados?

- Como será calculada a média se, por exemplo, pararmos em um posto de gasolina?
Podermos, depois, “tocar o pau”, pois teremos um “crédito”?

- Isso vai valer para todas as estradas, ou teremos estradas “livres”, nas quais podermos andar em alta velocidade impunemente?

Podem perguntar pra Su: EU JÁ TINHA CANTADO ESSA BOLA, LOGO QUE OUVI FALAR DESSE “TAG” NOVO!

Mais uma vez, motoristas sérios, conscientes, cuidadosos, serão os penalizados.

E mais uma vez, a “indústria de multas” está arrumando um jeito de ganhar mais, com menor esforço...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.