terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TIRE SEU SORRISO DO CAMINHO, QUE EU QUERO PASSAR COM A MINHA DOR (EUFEMÍSTICAMENTE FALANDO...)


E é carnaval novamente.
TODOS os jornais da TV, rádio, impressos e da internet só falam disso, não me deixando esquecer.
Reportagens imensas, mostrando como se faz um carro alegórico, como se faz um samba enredo, falando das escolas de samba, mostrando como todo mundo é feliz...
E tome Momo.
E o mundo parou.
Não acontece mais nada.
Só carnaval.

Tá.
Eu não concordo e não gosto nadinha disso.
Até porque, não gosto de carnaval. Não gosto do tal “espírito de carnaval”.
Dá pra entender isso?
Acho que a “alegria programada” do carnaval, a alegria “enlatada” difundida pela Globo e pelas outras redes de TV, que tem que acontecer naqueles 4 dias, não é uma coisa “normal”.
As pessoas ficam felizes ou tristes, o ano todo. A cada dia tem neguinho feliz e neguinho triste.
Quem gosta de dançar, por exemplo, dança o ano todo.
Não é preciso separar 4 dias no ano pra isso.

E depois do carnaval?
Quem estava deprimido e ficou “feliz” no carnaval, agora volta a ficar deprimido?
Do mesmo jeito que ficou “feliz”, só porque era carnaval, terminada a festa, volta a ficar deprimido, só porque acabou?
Esquisito, né?

É quase a mesma coisa que no Natal: porque eu tenho que ficar “bonzinho” no Natal?
Só no Natal?
E o resto do ano?
Posso fazer o que quiser, “ferrar” com todo mundo, ser mal educado, desde que no Natal eu seja legalzinho?
Esquisito, né?

Mas tudo bem, caro e quase inexistente leitor.
Se você acha legal ficar na frente da TV vendo uma repetição tediosa de gente pulando que nem bocó, de carros alegóricos iguais aos do ano passado (e do anterior, e do ano antes desse...), de sambas enredos repetitivos, sem imaginação e chatos, O PROBLEMA É SEU!!!
E se vai pra avenida, ficar suado, pulando que nem trouxa, tudo bem também.
Cada um, é cada um.
Quem sou eu pra achar alguma coisa...

Só que depois, lá pela quinta feira “de cinzas”, vem a conta pra pagar: os mesmos jornais e jornalistas, que até então estavam carnavalescamente felizes, agora, com cara de enterro, passam a falar dos mortos e feridos durante o carnaval, pedindo mais “empenho das autoridades”...
É muito hipocrisia, vai! Fala a verdade!

O certo, é que carnaval pra mim é uma grande oportunidade de não fazer nada.
Quatro dias morgando, lendo, ouvindo MÚSICA DE VERDADE (e não “samba enredo”, axé ou outras bobagens do gênero), até uma piscininha, rir com E dos amigos, comer bem (mas pouco, pois tô de regime...), curtir meu filhote, minha mulher, minha filhota postiça.
Enfim, quero sossego.

Na minha TV, não passa carnaval.
Pronto.
Pra isso eu tenho TV a cabo, com um porrilhão de canais, que me permitem o luxo de NÃO ver nada do carnaval.
Meu ipod tem 18.000 musicas gravadas.
Nem uminha é “de carnaval”.

Agora, independentemente da minha ojeriza pelo carná: você acha que, realmente, o dinheiro público deve ir pro carnaval?
Tem sentido, quando precisamos de escolas (de verdade...), hospitais, carros (de polícia e ambulância, não “alegóricos”), asfalto, água, luz, acabar com enchentes e etc., “desviar dinheiro” para se fazer “sambódromos” e “cidades do samba”?
Será que New Orleans tem um “jazzódromo” construido com dinheiro público?
Memphis tem um “bluzódromo”?
Viena tem um “valsódromo”?
Acho que não...

Eu ouvi até uma história de que, nos desfiles, nas escolas, teria dinheiro público.
As escolas receberiam “ajuda” do Estado para desfilar.
Não sei se é verdade.
Se for, é um absurdo.

Sem falar na tal “cultura do carnaval”.
Rapaz... o que seria isso?
Alguém tem alguma idéia?
Será que é o que algum “professor” ensina em alguma “escola de samba”?
Sei não.

O carnaval (e sua “cultura”) só perpetua a história de que, no Brazil, zil, zil, só se tem samba, mulatas, carnaval, papagaios e macacos pela rua, índios, florestas, futebol, favelas, bandidos, travestis e sexo barato.
O gringo continua achando que não fazemos nada.
Só fazemos e pulamos carnaval.

Aí o gringo vem, torra uma grana, “pega” umas menininhas (menores), e volta pro seu país, feliz da vida, achando tudo lindo, divino e maravilhoso e prometendo voltar ano que vem.
O governo?
Faz campanhas contra o “turismo sexual”...
Mas distribui camisinhas!!!
Uhuuuu!!!

E tá cheio de bobo e de “otoridade”, achando que isso é o máximo!!!

Que cada um pule o carnaval como quiser.
Eu, este ano, vou PULAR o carnaval.
Novamente.
Voltem a falar comigo lá por quinta feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.