quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FALTA DE TER O QUE FAZER

Aqui vai mais um post feito em um momento de quase total falta de imaginação...

Existem palavras que eu sempre quis usar em um texto.
São palavras incomuns, de grande sonoridade e que, quase sempre, eu NÃO sei o sentido exato delas!

Por exemplo: “ACACHAPANTE”
Não é linda?
Essa eu até sei o exato sentido e uso sempre, em especial com o filhote, quando falo de uma “vitória acachapante” do meu Tricolor.

Mas e “APOCOPAR”?
Simplesmente sensacional!!!
E não faço a mínima idéia do que significa.
Ok, ok, já faço idéia, mas só porque olhei no “Orélio”.
Mas não sabia.

Outra que eu gosto é “CARTAPÁCIO”.
Semana passada ouvi esta palavra por duas vezes, em situações diversas, por mais incrível que possa parecer.
Ainda farei deste blog um cartapácio.
Quem viver, verá.

“CATAPLASMA”. Essa eu sei o que significa.
Mas acho que o sentido está errado.
Parece muito mais o nome de um sonoro golpe de capoeira:
“- O mestre Pé-Com-Pano acertou um certeiro cataplasma em seu adversário, vencendo assim o campeonato internacional de vale-tudo!!!”

Daí você está dirigindo, tranquilamente, por uma das nossas vias desse nosso Brasil Varonil.
Lá pelas tantas, o sujeito te dá uma fechada. Você, do alto de sua indignação, tasca:
“- Seu DOLICOCÉFALO!!!”
Não é demais?


Tem uma que acho que deve ser usada no seu sentido original, já que nenhuma outra palavra indica o seu sentido original: trabalhar no “EITO” não deve ser nada fácil...

E se você comeu muito, e está passando mal. Você não estaria “ENTUPIGAITADO”?

E filmes do tipo “Código Da Vinci” não estariam nos ensinando a interpretar e decifrar “EPIGRAMAS”?

Você fica meio maluco com isso, não? Fica meio “ESCULCA”?

“ALVÍSSARAS”!!!
Lembre-se que se você, assim como eu, tem uma vaga idéia do que significa ao menos algumas dessas palavras, é porque sua cultura (inútil...) é, no mínimo, “SUPIMPA”!!!

(Pode falar que eu não fico ofendido: QUANTA BOBAGEM...!!!)

(Algumas palavras estão no seu sentido correto. Outras não. Sabe quais são? Sem olhar no dicionário?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.