terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FOTÓGRAFOS, Fotógrafos e fotógrafos







Tá lá no Michaelis: fotógrafo - “Aquele que se ocupa da fotografia e se dedica a esta arte como profissional ou amador.

Por essa definição, EU sou fotógrafo.
Eu “me ocupo” da fotografia, dedicando-me, amadoristicamente, àquela arte.

Mas tenho algum pudor em me classificar como “fotógrafo”.
Tá, sempre que preciso, digo que sou “fotógrafo amador”. 
Mas sempre que falo isso, sinto-me profundamente “metido”.
Alguém, por acaso, algum dia, olhou minhas fotos e disse que eu sou “fotógrafo”?
Quem me deu o poder de me autoclassificar como “fotógrafo”?

Acho que a palavra “fotógrafo” deveria ser reservada para aqueles fazem da fotografia, meio de vida.
Sabe aquele cara que batalha nos casamentos e festinhas do dia-a-dia, para poder colocar a comida na mesa?
Esse cara é Fotógrafo. Com “F” maiúsculo.

Ou aquele que, ultrapassando esses limites, fotografa por prazer, vendendo as suas fotos e publicando livros.
Esse deve ser chamado de “FOTÓGRAFO”, assim mesmo, com todas as letras em maiúsculas.




Tudo isso pra dizer que agora, na segunda quinzena de março, teremos o lançamento, nos cinemas, do documentário “O SAL DA TERRA”, de Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders, mostrando o trabalho de SEBASTIÃO SALGADO, em sua “saga” para produzir toda a obra “Genesis”.

Já contei aqui que fui na exposição “Genesis” lá no Rio de Janeiro.
E já contei que uma professora de fotografia “desancou” o “Tião”.
Na época, fiz uma defesa apaixonada da obra dele.
Hoje, talvez só olhasse a moça com desdém, pensando “é, minha cara, as uvas estão verdes...”.

Fotografar é o máximo.

Você olha, vê, pensa, faz todas as regulagens na câmera, apertão o botão e o resultado... é uma imensa M....!!!

Mas, as vezes, bem as vezes, quando tudo da certo, aquela fotinho bobinha, sem pretensões, se mostra uma pequena pérola.


(amanhecer visto da janela do banheiro de casa)


Como é legal isso!!!


Ok.
Vamos organizar a baderna:

FOTÓGRAFO para os feras;

Fótografo para o cara que vive de fotografia, na luta;

E fotógrafo (assim, tudo em minúscula) para o cara que, como eu, adora apertar o disparador da câmera pra ver o que saí.


E vamos aguardar o documentário.

Um comentário:

  1. Ahahaha demais. Diria que, de acordo com seu texto, não sou Fotógrafo ou muito menos FOTÓGRAFO, sou um apaixonado por fotografia. Não vivo dela mas faço dela o passatempo mais interessante e gratificante.

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.