segunda-feira, 8 de novembro de 2010

FALANDO DE BANGUE BANGUE...


"Em 1.12.10 fará exatamente 107 anos, que era exibido o primeiro filme de "faroeste", ou "bang-bang", da história do cinema.
Foi em Washington, Estados Unidos, e foi dirigido por Edwin S. Porter, projecionista apadrinhado por Thomas Edison (responsável pelos primeiros experimentos com fotografias em movimento - que deram início ao cinema).
O filme se chamava The Great Train Robbery (O grande roubo do trem) e, embora muito primitivo em termos de linguagem, trouxe inovações vitais para o cinema narrativo tal qual o conhecemos hoje.
O legado de Porter para o cinema já havia deixado sua marca em um filme anterior, The Life of an American Fireman (A vida de um bombeiro americano) do mesmo ano (1903) quando exibiu, pela primeira vez no mesmo enquadramento, imagens do sonho de um personagem.
Mas foi no O grande roubo do trem que Porter começou a estabelecer padrões na linguagem cinematográfica. Ele levou além um recurso de seu filme anterior conhecido por "elipse" - quando avançamos no tempo de uma cena a outra através de um corte - recurso muito comun nos filmes narrativos de hoje.
O filme, com duração de 9 minutos, chocou setores moralistas da socidade na época por mostrar cenas de violência. O filme assustou a platéia quando, na última cena, o cowboy aponta a arma para a câmera (o público) e atira, fazendo com que muitos na platéia se abaixassem."



(Colaboração do amigo DÉCIO MORI.
NÃO SUMA, MEU AMIGO!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.