quinta-feira, 17 de junho de 2010

O QUE VOCÊ ANDA LENDO?


Uma pequena pausa na Copa do Mundo, porque, afinal, ninguém é de ferro...

- Tenho para recomendar dois livros que achei ótimos, os dois últimos que li. O primeiro deles, é “Adoniran, uma biografia” de CELSO DE CAMPOS JR.

É muito legal!!! Quem gosta das músicas do Adoniran Barbosa, tem que ler este livro. O autor conta a história do Adoniran de uma maneira bem bacana, colocando a vida dele em um contexto geral, contando coisas sobre epóca em que ele viveu e trabalhou e sobre a vida de pessoas que cercaram o autor de “Saudosa Maloca” e “Samba no Arnesto”.

Aliás, o Joca, o Matogrosso e o Arnesto, efetivamente existiram, sabiam????

Outra coisa legal. O cara conta trajetória do Adoniran como humorista de rádio, coisa que eu não acompanhei.

Não cheguei a ouvir o Adoniran no rádio.

Mas só pra constar: meu pai até hoje fala “Aqui, Gerarda!”.

Bordão do Adoniran...

- Virando totalmente, “mudando de pato pra ganso” (ok, k, piadinha da copa...) outra sugestão é “A linguagem das coisas”, de DEYAN SUDJIC. O cara discute porque alguns “objetos” são mais valorizados que outros e porque, às vezes, chegam a ser considerados “arte”.

E discute, também, a diferença entre “arte” e “design”, chegando à conclusão que, para uma coisa ser cara e valiosa, tem que ser INÚTIL, para poder ser classificada como “arte”. Se tiver “utilidade” é “design” e vale menos.

A utilidade, segundo ele, DIMINUI o valor do objeto.
E diz ele:
"Colecionar é em si um fetiche muito peculiar que talvez seja mais bem compreendido como tentativa de fazer o tempo voltar. Pode ser também uma tentativa de desafiar a ameaça da mortalidade. Colecionar uma série de objetos é, pelo menos por um momento, ter imposto um sentido de ordem num universo que não tem nenhum."

Pra se pensar...

- E pra fechar. Não é livro.

Mas, se você gosta de fotografia, não deixe de assistir ao documentário “A vida através das lentes”, que conta a historia de Annie Leibovitz, fotógrafa de gente famosa e celebridades. Passou no canal Max (canal 78 da Sky) . Deve passar de novo.

Talvez a grande fotógrafa viva.

Foi ela quem tirou aquela foto famosa do John Lennon pelado, abraçado na Yoko.

Queria ter metade de “olhar fonográfico” que ela tem...

2 comentários:

  1. Pelo que eu sei, vão fazer m espetáculo sobre ele no teatro Sergio Cardoso, deve ser lá pelo próximo semestre, VIVA ADONIRAN!!!

    ResponderExcluir
  2. Vamos marcar e vamos fazer uma comitiva pra assistir!!!
    ´Braços

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.