terça-feira, 4 de maio de 2010

SOBRE LIVROS, COMIDA & FILMES



Você, meu caro e quase inexistente leitor, talvez se lembre de um post antigo, no qual eu comentei de manias e das MINHAS manias.
Tenho um monte delas.
Mas, neste post gostaria de falar somente de três das minhas manias: livros, comida e filmes.
E gostaria de comentar como, às vezes, as manias se misturam, se fundem e, como que por mágica, a gente começa a achar que até que não é tão maluco assim.

Adoro meus livros.
Adoro comprar, ganhar e ter livros.
Na enchente em São Luiz do Paraitinga, no início deste ano, perdi algo em torno de mais de 20 anos de leituras...
Não tenho a pretensão de repor essa coleção.
Mas já comecei a fazer uma nova coleção que, daqui a algum tempo, irá “
morar” novamente lá no sitio, em uma biblioteca a ser construída.
Quem viver verá.

Adoro boa comida.
Aquela comida bem preparada, feita com ingredientes de primeira, feita com carinho, que faz bem ao paladar, ao olfato, aos olhos e ao coração.
Apesar do meu tamanho, não sou de comer demais. Não como exageradamente.
Mas sou totalmente sedentário. Trabalho sentado, não faço caminhadas, corridas ou exercícios.
Se sou “
gordinho” (e tome eufemismo...) é por causa disso e não por comer demais.

Há algum tempo, descobri em uma banca de jornal, uns livrinhos de receitas.
Livrinhos”, no caso, por causa do tamanho mesmo. Não é nada pejorativo. Bem ao contrário.
Os tais livrinhos (Guia de Receitas, Ed. Alto Astral - www.editoraaltoastral.com.br) tem um monte de fotos bem tiradas, com receitas bem explicadas, escritas com correção e lógica, relativamente fáceis de serem seguidas, com ingredientes que você encontra em qualquer supermercado, açougue, armazém ou loja de importados.
São ótimos, os tais livrinhos. Já comprei um monte.
E, ainda que eu não cozinhe nada (pensei aqui em listar minhas habilidades culinárias, mas fiquei com vergonha...), ajudo, nos fins de semana, a Su a fazer algumas das tais receitas. Nem que seja comprando os ingredientes e/ou escaneando as receitas, para mandar para ela por e-mail.

Falei tudo isso, tão somente par indicar para você, caro e quase inexistente leitor, o filme “Julie & Julia” (2009, dirigido por Nora Ephron, com Meryl Streep, Stanley Tucci e mais um monte de gente desconhecida).
O filme foi baseado em (adivinhem?) dois livros diferentes!!!
As historias se cruzam e se fundem.
Com muitas e muitas receitas...
Uma historia é a de Julia Child (da foto p&b), uma mulher que, nos idos do pós-guerra, na falta de ter o que fazer e morando em Paris, aprende a cozinhar.
Depois de idas e vindas, acaba escrevendo um livro de receitas francesas, que deve ser o “Dona Benta” (eu tenho esse!!! Não se afogou!!!) dos gringos: continua a ser editado até hoje.
A outra historia, é a de Julie Powell (da foto colorida) que, nos dias de hoje, decide, como um “
projeto de vida”, fazer todas as 524 receitas do livro da Julia, em um ano.
Depois de idas e vindas (ela trabalha em um serviço chato, tem que aguentar o chefe babaca, anda de metrô, mora em um bairro periférico de Nova York, etc., etc., etc.), ela faz todas as receitas, briga, separa e volta com o marido e vira uma escritora de sucesso, depois de (adivinhem?) publicar um BLOG contando suas histórias!!!

O filme não é nada piegas.
Divertido, uma comédia bem light, bem feitinha.
Confesso que me diverti muito assistindo ao filme.

Diversão que juntou filme, comida e livros.
Quer coisa melhor?

2 comentários:

  1. DE FATO O AMIGO NÃO É DE COMER-COMIDA E ALGO MAIS- PELO QUE ME CONSTA VC. COME SENTADO TRABALHA SENTADO E DORME DEITADO. TUDO NORMAL NÃO FOSSE A QUANTIDADE DE SONO E NUTRIENTES.
    DE.MO.

    ResponderExcluir

Comente. Mas lembre-se: blog é meu! Se for escrever bobagens e/ou baixarias, SERÁ CENSURADO. Sem dó nem piedade.
ATENÇÃO: SE NÃO ESTIVER CONSEGUINDO POSTAR SEU COMENTÁRIO, EXPERIMENTE, NA CAIXA "COMENTAR COMO", LOGO ABAIXO, MARCAR "ANÔNIMO". MAS NÃO ESQUEÇA DE ASSINAR SEU COMENTÁRIO.